Cursos

A cada ano, o NIC.br promove uma série de cursos com o objetivo de capacitar e atualizar profissionais que atuam em áreas como implantação e administração de redes e sistemas autônomos, segurança e tratamento de incidentes.

O calendário de cursos e a abertura de inscrições, assim que confirmadas as turmas, serão dilvugados em:

https://cursoseventos.nic.br/turmas/.

Confira a relação de cursos disponíveis:

Ceptro.br

Básico de Boas Práticas para Sistemas Autônomos

Voltado para profissionais de empresas detentoras de registro de sistema autônomo ou que oferecem conteúdos e serviços na Internet e queiram adquirir recursos de numeração próprios. Introdução à Internet e aos sistemas autônomos, endereços e plano de endereçamento, introdução e boas práticas para o roteamento estão entre os assuntos tratados no curso.
Modalidade: presencial
Curso gratuito

Básico de IPv6

Destinado a técnicos e gestores de TI de empresas usuárias e que oferecem conteúdos e serviços na Internet, aborda tópicos como a importância da implantação do IPV6 na Internet, funcionalidades básicas do IPv6, serviços e segurança em redes IPv6, coexistência e transição, roteamento em planejamento da implantação do novo protocolo.
Modalidade: online e presencial
Curso gratuito

CERT.br

Fundamentals of Incident Handling

A iniciativa do CERT.br é destinada ao pessoal técnico de Grupos de Segurança e Resposta a Incidentes (CSIRTs) e objetiva entender as implicações técnicas, de comunicação e coordenação envolvidas no provimento dos serviços de um CSIRT de maneira efetiva, confiável e consistente, e aprender os fundamentos do tratamento de incidentes de segurança. O programa possui cinco dias de duração, e será oferecido duas vezes no ano. Modalidade: presencial Curso pago (parte do valor é subsidiado pelo NIC.br)

Advanced Incident Handling for Technical Staff

Membros de grupos de segurança e resposta a incidentes (CSIRTs) e administradores de redes e sistemas que sejam responsáveis por identificar e responder a incidentes de segurança podem participar deste curso do CERT.br, que traz em sua ementa tópicos como visão geral de ferramentas típicas dos invasores, compreensão de ataques de negação de serviço, tratamento de vulnerabilidades e estudo de caso, entre outros. Serão dois cursos em 2017, cada um com cinco dias de aulas. O curso Fundamentals of Incident Handling é pré-requisito.
Modalidade: presencial
Curso pago (parte do valor é subsidiado pelo NIC.br)